Receita: Bolo de Castanha do Pará sem Gluten do Cristalino Lodge na Amazonia

receita-bolo-de-castanha-cristalino-lodge-amazonia-sem-glutenEssa semana fiz uma das viagens mais inesquecíveis e marcantes da vida: fui para Amazonia. Essa foi a segunda vez que visitei essa floresta linda que ocupa grande parte do nosso país e que é tão rica e impressionante em todos os sentidos. Estou editando o Vlog que vai contar mais da viagem, mas antes disso eu tenho que compartilhar o melhor bolo da vida que comi no Lodge que ficamos hospedados, o Cristalino Jungle Lodge. Ele fica a beira do Rio Cristalino, próximo a Alta Floresta- MT. A culinária do lugar é de matar (dois kilos a mais ou seu dinheiro de volta kkk). Serio, gente! A comida de lá é demais. Simples, mas MEGA bem preparada. Daqueles de ficar esperando o que vai vir no almoço.

Comi um bolo de castanha do pará no jantar que fiquei doida e jurei que não iria sair de lá sem a receita. Pois aí vai! A receita de bolo de castanha do pará, fruto típico da região, e que, por acaso, não tem gluten. Ele fica um uma massinha no fundinho e é super leve. Com um cafezinho faz a festa na casa! Quero todo mundo fazendo e me marcando hein!

BOLO DE CASTANHA DO PARÁ (rendimento 12 porções)

INGREDIENTES:

4 gemas de ovo

3 claras

1 xícara de açúcar

1 xícara de leite

1/2 colher de chá de canela em pó

300 gramas de ricota fresca ou cream cheese

2 colheres de sopa de maizena

300 gramas de castanha do pará moidas grosseiramente

Açucar de confeiteiro para decorar

MODO DE PREPARO:

Pré-aqueça o forno a temperatura de 145 graus por 25 minutos. Unte uma forma com 20 cm de diâmetro e forre o fundo com papel manteiga, unte novamente o papel e polvilhe com farinha de trigo.

Em uma batedeira ou liquidificador, misture as gemas, o açúcar, o leite, a canela em pó e a ricota. Misture tudo até obter um creme homogêneo, junte a maisena e a castanha do pará.

Bata as claras em neve e misture delicadamente a massa do bolo.

Coloque na forma e leve ao forno para assar (assar no meio do forno) por aproximadamente 25/30 minutos, até ficar dourado e firme por cima.

Retire do forno e deixe esfriar, polvilhar com açúcar de confeiteiro e servir com goiaba cremosa ao lado.

3 respostas para “Receita: Bolo de Castanha do Pará sem Gluten do Cristalino Lodge na Amazonia

  1. oi lala, aiiiii que delicia amor s2 amo castanha lembro da minha infancia inteira tirando caju do pe e como eu nao gostava da fruta eu tirava a castanha e queimava na pedra kk no estilo profissional mesmo, de quem tira e vende haha <3
    lala, me visite tambem:
    http://www.gilvaniaevans.com

O que você acha? Deixa seu comentário aqui!