Receita: Creme de Amendoim Saudável e Light

Eu adoro creme de amendoim. O famoso peanut butter é uma delícia, mas esses que a gente compra por aí vem cheio de açúcar e várias outras coisinhas do mal que comprometem a nossa dieta. Por isso resolvi compartilhar uma receitinha da minha nutricionista Carol Morais que ensina a fazer um creme de amendoim super saudável e que faz bem para o corpo! Pode acreditar. Tenho certeza que vocês vão amar. Já imaginei enrolar essa pastinha na uva verde… Hum!! Já estou salivando!!!

“Não sei o que aconteceu hoje, mas tive vontade de comer creme de amendoim, sem nunca ter experimentado. Aloka. Na verdade, estava pensando em opções para o biscoito de arroz integral que, normalmente, como no café da manhã ou lanches. Foi quando lembrei dessa opção e, mais que isso, minha mente de nutricionista bioquímica obcecada (chata) já veio listando todas as vantagens. Pah, esse negócio é bom.

Em primeiro lugar, é bom porque é gostoso e, depois, porque é rico emgordura do bem: fundamental, indispensável para nosso metabolismo, células, cérebro, hormônios e conta bancária (rs) funcionar direitinho. Essa gordura, aliada ao teor proteíco, é interessante pois consegue estimular a sensação de saciedade, de maneira neuroendócrina, direto no intestino, com regulação hormonal, conversando com nosso cérebro, deixando a gente satisfeita por muito mais tempo. Esqueci disso e comi o biscoito do cenário do post antes do almoço e passei um tempão cheia. Só consegui almoçar muuito tempo depois. E olha que eu sou um buraco sem fundo, esfomeada, comilona, boa de garfo, linda e gostosa (rs).

Fui atrás de algumas receitinhas do tal creme, pasta ou manteiga, porque as do supermercado eram do tipo sem chance, por causa das gorduras ruins e conservantes adicionados que, como sabem, não trabalhamos!

Basicamente o amendoim já é uma OLEAginosa, ou seja, não é difícil que ele se transforme em manteiga. Para facilitar, normalmente, se adiciona algum emulsificante. No meu caso utilizei óleo de gergelim, mas acho que óleo de cocovai ficar mais gostoso. Ainda adicionei rapadura para adoçar. (Ando a loka da rapadura. Sempre gostei mas, como tem uma anemia que me persegue, ela é uma fonte interessante de ferro. Além de ser delícia doce da vida ao infinito com gosto de fazenda e amor de vó. Apesar de ser açúcar, possui nutrientes envolvidos no metabolismo da glicose. Vejam que loucura a bioquímica da coisa: açúcar que ajuda a metabolizar açúcar. Bioquímica, te amo!!! E pensar que ainda tem gente contando caloria… qua qua qua…),

Bom vamos à receita que, pra variar, tá meio no olhômetro.

Creme de amendoim
Ingredientes
200 gramas de amendoim torrado sem pele
1 pedaço pequeno de rapadura, mais ou menos um cubo de dois dedos (não sei como medir isso gente. Vai pelo gosto e bom senso). Pode ser substituído por mel ou até não usar nada mesmo. Fica delicia sem precisar adoçar
1 pitadinha de sal
Mais ou menos umas 3 colheres (sopa) de óleo de gergelim
Modo de preparo

Colocar tudo no processador e ter paciência que a mistura vai se transformando. Vira uma farofa primeiro, o que penso eu também pode dar um jogo em outras receitas, e depois vai virando uma pasta linda. Bater o amendoim ainda quente fica mais fácil!

Com a pasta pronta me surgiram mil idéias, além de passar na bolachinha de arroz integral, por ela ter uma textura que dá pra manipular pensei logo em docinhos, tipo “brigadeiro”. Aí enrolei, passei no coco ralado e virou uma sobremesa / lanche para dar saciedade e adoçar a vida…

Beijinhos, Carol! ”

creme-de-amendoim-saudavel-dieta-light

Quer mais dicas de saúde e de receitas saudáveis? Clica aqui no blog da nutricionista Carol Morais.



14 respostas para “Receita: Creme de Amendoim Saudável e Light

  1. Oi Lala, uma duvida que acho que vc pode me ajudar. Qual a cor da dupla face do cinto 32mm (aquele q todo mundo tem) branco? Ele e todo branco ou nao? bjs

  2. Me refiro ao cinto HERMES.. rsrsrs… Esqueci de colocar no comentario anterior. E branco com branco ou branco com preto a dupla face? Bjs e muito obrigada!

  3. Humm… Me deu água na boca também! Deve fica uma delícia com uva mesmo… ou numa torradinha bem quentinha! Yummy!
    Lalá, adoro a mistura que você faz de moda com outros assuntos. Afinal, moda não é uma forma de criação estanque, certo?! Inventar moda implica em ser criativo nas diversas dimensões da vida. Parabéns!
    Convido você e suas leitoras para conhecerem meu blog:

    http://www.thewrittenstyle.com

    beijos!
    Júlia

  4. É uma delicia pasta de amendoim mesmo, quando eu tenho vontade de comer paçoca pé de moleque ou algo do tipo à noite eu coloco num potinho pequeno 2 colheres de whey protesn ( eu so de chocolate) ou algum mix proteico e 1 colher de pasta de amendoim misturo e coloco mais uma colher de agua bem gelada, ate ficar um pasta firme… é muiiiito bom parece que to comendo charge ou algum chocolate com amendoim…. huuuuuuuuum, ja deu agua na boca. #ficadica meninas.

  5. Tem q torrar o amendoim antes de bater? Quero fazer, mas nao entendi essa parte. Poderia me enviar um email com a resposta?
    Muito obrigada, a receita parece ótima!

  6. Desde que me conheço sempre fui gordo e hoje, com meus 56, já desci até 18 Kg. Mas tenho sido fã, por meu pai, da manteiga Amendocrem. Agora que foi para a Fugini piorou bem e sentia muita falta da mesma. Achei as Peter Pan e Jiff em mercados, as quais amei!! Há até uma versão menos calórica bem legal da Peter. Se for comida dia sim, dia não purinha, no máximo 3 colheres médias, sem pão, são saudáveis até certo ponto sim. Mas o problema aqui é gosto, não troco nada que engorda por manteiga de amendoim.

Deixe uma resposta