Os benefícios do gergelim na alimentação!


Semana passada estava com a nutricionista Carol Morais em casa (ai que delicia!) e ela me mimou muito preparando comidas saudáveis. Na hora de montar a salada, Carol sempre arrematava com um punhado de gergelim torrado. Além de deixar a salada mais bonita (o que para mim é mega importante. Apresentação é tudo!), ela fica crocante. Eu amo crunch e já achei aquilo a maior descoberta dos últimos tempos. Perguntei para a Carol quais são os benefícios e porque ela sempre acha um jeitinho de colocar gergelim no prato. Como sei que a gente adora o tema saúde por aqui, resolvi pedir para a Carol contar porque essa semente pode ajudar a gente a ficar mais lindas e saudável.

Carol explica:” O gergelim é uma das melhores fontes de cálcio, ele é riquíssimo em gorduras do bem, que ajudam a produção de hormônios e moléculas antiinflamatórias. Entre essas gordurinhas, temos a lecitina, que dá uma baita ajuda ao nosso sistema nervoso. Este que, recentemente, anda mesmo muito nervoso porque não temos nos alimentado direitinho e mal consegue garantir umas sinapses.
Essa sementinha linda, cheirosa e saborosa ainda tem vitamina E (super antioxidante, se joga!) e metionina, um aminoácido essencial que não conseguimos produzir. Este aminoácido ajuda o fígado a transformar algumas toxinas, como o álcool. Alô, galera do chopinho!

Ainda tem muita coisa mesmo no gergelim: ferro, magnésio (nosso mineral mestre que participa de praticamente todas as reações bioquímicas e que consumimos tão pouco), fósforo, cobre e cromo. Acha que acabou? É uma fonte de mucilagem, um tipo de fibra que ajuda o intestino a funcionar feliz da vida”.

Precisa de mais motivos para acrescentar ele na sua alimentação djá? Não né! Eu coloco um punhado na frigideira, deixo no fogo baixo. Em um minutinho ele começa a pular que nem pipoca. Esta feito! Agora é só jogar por cima da salada e ahazar!

Para mais dicas sobre alimentação saudável ou de uma nutricionista para fazer o seu detox, clique aqui no site da Carol Morais! 


Inscreva-se no
meu canal no
youtube!
CLIQUE AQUI

Deixe seu comentário, quero saber o que você achou!

20 comentários em “Os benefícios do gergelim na alimentação!”

  1. Lalá não sabia que o gergelim tinha tantos benefícios !! E olha que já comi algumas vezes e achei que fosse puro enfeite chic para a salada !! rsrsrsrs Achei a dica SUPER e devo investir com certeza! Beijoss

  2. Lalá, meus parabéns! Sempre senti falta de blogueiras falando de saúde e se cuidando. Você ganhou minha admiração com seu projeto (#projetolalanoleto, força de vontade e dedicação.

    Depois que começou seu projeto, ficou mais bonita por inteiro, dá pra notar nas fotos que está mais confiante! Isso não tem preço e são coisas que só vida saudável e exercícios podem fazer por você.

    Não existe roupa que caia bem num corpo mal cuidado (não digo magro), e defendo que shorts jeans e camiseta branca ficam lindos no corpo saudável de alguém confiante.

    P-A-R-A-B-É-N-S.

    Como toda mulher adoro moda, mas meu lema é: “Chique é ter tempo. Bonito é ser saudável.”

  3. Descobrir sementes é tão bom né Lala? Vou incluir o gergelim na minha alimentação, sou vegetariana estrita transitando para o veganismo e estou sempre em busca de novidades. Mas confesso que tenho um receio danado em levar qualquer alimento rico em nutrientes ao fogão… Dizem que a maioria dos nutrientes são perdidos quando aquecidos. Se puder tirar essa dúvida com sua nutricionista iria nos ajudar bastante. Bjss

  4. Lalá, você podia comentar tb dos pontos negativos… Quem tem diverticulite (problema no intestino) não pode comer grão de jeito algum! Meu namorado descobriu há pouco tempo, o problema dele é congênito. Alguma coisa fez a inflamação que acabou da do abcesso e ele teve que tirar uma parte do intestino. Obvio que quem tem isso não vai comer, mas a gente não sabe se tem ou não até que um problema sério aconteça… Mas grão em excesso (assim como tudo na vida) pode ter seu lado ruim também! Não tô criticando, é bom saber que detalhes simples ajudam a ter uma alimentação mais saudável, mas também tem problemas…
    Adoro seu blog!
    Bjs

  5. Genteeeeeeeeeeeeee, na casa da minha vó no interior do Ceará tinha uma plantação de gergelim, pq não aproveitei? hahahahha vou passar amanhã no Mundo Verde aqui no Rio para comprar uns 3kg só para garantir…
    Obrigada pela dica, realmente não sabia que gergelim tinha tanta coisa boa junta.

    Beijo

  6. Vc não imagina como a sua postagem foi excelente para mim. Estou com problema de Osteopenia e não tenho tido sorte com os remédios, me dão dores em todo corpo. Com essa postagem pude saber que o gergelim que adoro, tem todas as propriedades que preciso: cálcio, antinflamatório,bom para o fígado, e outras cositas mais.Só precisamos saber os malefícios ou restrições. Vou pesquisar mais. Obrigada por essa tão preciosa dica!!!!!
    Bjs

  7. então vou te dar uma noticia que vc vai chorar de emoção: não sei se vc conhece, mas recentemente descobri umas barrinhas de gergelim da marca Levittá, com (juro!) só 37 calorias, que parecem pé de moleque pq são crocantes e levemente docinhas. Tem gergelim com linhaça, quinua e outros grãos. Se vc comer vai amar. Depois me conta!
    bjs

Deixe uma resposta