Como preparar Arroz Integral?

Uma das bases da nossa alimentação é o arroz. Juro que me emociono com o combo arroz+feijão e que dificilmente troco esse duo por qualquer outra coisa. Pensando no nosso arroz integral, sei que muita gente tem dificuldades em preparar em casa. Nossa nutricionista funcional, Carol Morais, ajuda a gente e mostra como é fácil e saboroso preparar! Cola nesse post!

 

“Ah, o arroz integral. Esse injustiçado social, coitado! Tão bom pra saúde mas, por causa do hábito de consumirmos o arroz branco e, principalmente (acredito eu), pela forma diferenciada que ele é preparado, acabou levando a fama que não lhe cabe: de não ser gostoso. Mas onde já se viu?

Vamos parar com isso e deixar o arroz integral acontecer direito. Ele é saboroso, sim. Aliás, muito mais que o branco que, na verdade, faz sucesso exatamente porque não tem gosto de nada, a não ser do tempero que lhe é adicionado e, por isso, é mais versátil para combinar com todo o resto.

Cada um tem suas vantagens de sabor e utilização na culinária. O importante é que o arroz integral traz muito mais benefícios para a saúde. Estima-se que no processo de polimento do arroz para que ele fique branquinho há uma perda de 75% em nutrientes. Triste, né?

Mas então vamos à receitinha básica. O principal é que, ao contrário do branco, o arroz integral NÃO DEVE SER REFOGADO. Esse procedimento serve para SELAR OS GRÃOS, ou seja, evitar que o amido saia e ele vire papa. Mas como o integral ainda possui a película protetora, isso não se faz necessário, ao contrário, faz com que ele não cozinhe nunca. Agora você pensou: “Ah, então é por isso?”. Hehehe… Eu sei, pois também pensei quando descobri.

Então como faz?

Simples, refoga a cebola e o alho normalmente e acrescenta A ÁGUA COM TEMPEROS (ervas, sal) E SÓ DEPOIS O ARROZ. Assim ele cozinha mais rápido.

Uma receitinha básica abaixo:

Arroz integral

1. Coloque o arroz de molho na água de um dia para o outro ou três horas antes de cozinhar;

2. Refogue os temperos, cebola, alho e vegetais que quiser. Acrescente o dobro de água da quantidade de arroz (se for fazer 1 xícara de arroz, coloque 2 xícaras de água, por exemplo);

3. Deixe cozinhar por aproximadamente 20minutos, ou até amolecer ao ponto que você gostar. Se necessário adicione mais água.”. Arroz-integral-como-preparar

Deixe seu comentário, quero saber o que você achou!

34 respostas para “Como preparar Arroz Integral?

  1. Lalá! Vc é demais!!!! Antes de ontem eu estava fazer o tal arroz integral! E ficou péssimo!!! Eu pensei definitivamente que eu não sabia fazer!
    Admiro vc a cada dia que passa!!!!
    Bjsss

  2. Você mão tem ideia do problema que resolveu pra mim… meu arroz ficar de 50 a 55 in no fogo pra cozinha e so eu como dele em casa. então 1/2 xic da pra 3 a 4 refeições. Ai tenho que requentar e ele vira uma pedra fica horrivél, vou fazer dessa maneira na próxima vez. OBRIGADA…BEIJOS!!!

  3. Muito boa a dica de não refogar..faz todo o sentido. Já vou testar amanhã.
    particularmente, eu acho que ele não pega bem o gosto de cebola..fica muito fraquinho…funciona melhor com temperos em pó. Mas nada de sazón não, eu gosto muito do tempero baiano, que é uma mistura de pimenta do reino, coentro, cominho e outras coisas. também gosto muito de noz moscada e curry. O gosto fica maravilhoso, como todo dia.

  4. Lalá, amei o post, mas preciso de uma dica que nao tem nada a ver com o Arroz.. Kkkk
    Please, preciso muito de orientaçao dos melhores Bb cream. Help me !!!!!!!
    Beijos
    Amo seu blog
    Naty

  5. Queria saber a melhor maneira pra conservar o arroz? Posso fazer no domingo pra comer durante a semana ou vai perder os nutrientes?
    Obrigada!

  6. Adoro arroz integral e pra facilitar minha vida… Comprei a panela de arroz elétrica ! É uma MARAVILHA !! O arroz sai soltinho e sem aquele gosto de papa ! O melhor é que podemos adicionar legumes, pois ela também cozinha a vapor e usando o mínimo de óleo. Vale a pena ter em casa ! Lala vc esta cada dia mais linda !! Bjs

  7. Lalá, não tenho esse hábito de comer o arroz integral, mas uma amiga está em experiência..ela descobriu que fazer o arroz integral na panela de pressão deixa ele bem cozido e inteiro..ele não abre como no cozimento normal. Fica a dica!

  8. Eu adoro!
    compro aqueles que vem em saquinhos, acho pratico,e da p colocar o tempero direto na agua, ai não refogo nem alho e nem cebola, ou seja, nada de oleo.

  9. Lalá SALVOU!
    tentei fazer 1 vez e ficou horrivel, não consegui comer, e por conta disso “Dieta” só fora de casa.
    Vou tentar! Obrigada

  10. Comprei hoje meu primeiro quilo de arroz integral,estava morrendo de medo de nao acertar fazer o bendito,mas agora o medo passou.Amanha eu faço meu primeiro arroz integral.rsrsrsrs

  11. Quero saber se o saquinho de plástico que envolve o arroz integral faz mal à ´saúde, pois não consigo entender, se plástico é uma coisa tão perigosa. Por favor, me responda!

  12. Faço esse arroz integral, na panela elétrica de pressão, uso os mesmo métodos do arroz branco, jogo para cima, consigo separar os grãos, fica soltinho, as medidas de água, fica assim, 1 medida de arroz, 2 de água, é pronto deixa a panela dizer quando está pronto.

O que você acha? Deixa seu comentário aqui!