Receita de bolo de cenoura sem glúten e sem lactose

Já sei que o meu bolinho de cenoura orgânico, sem glúten e sem lactose fez o maior sucesso no Instagram (segue lá, @lalanoleto). Não poderia deixar de passar a receita aqui. Na verdade quem me passou a receita foi a leitora Renata, via twitter e eu adaptei a calda de chocolate com as dicas da Tati, chef do Bistrô Org (já falei dele aqui).  A diferença para o bolo de cenoura tradicional é trocar a farinha de trigo pela mistura de farinhas em glúten. Comprei a minha no Mundo Verde.

Na hora de fazer a calda, ao invés de usar leite + achocolatado, usei o leite de arroz (comprei no Mundo Verde também) com um achocolatado que é, na verdade, um mix de cacau com açúcar mascavo. Basta misturar meio copo do leite com 4 colheres do achocolatado e deixar engrossar em fogo baixo.

Anota!

3 cenouras orgânicas picadas

3 ovos caipira

2 xícaras de açúcar mascavo

2 xícaras de farinha de arroz ou farinha especial

¾ de xícaras de óleo

1 colher sopa rasa fermento em pó

Modo de preparo

Bata no liquidificador as cenouras com os ovos, o açúcar e o óleo. Coloque em uma tigela e acrescente a farinha misturando bem e por último o fermento. Asse em forma untada e forno médio. 

Deixe seu comentário, quero saber o que você achou!



74 respostas para “Receita de bolo de cenoura sem glúten e sem lactose”

  1. Lala, tenho acompanhado que vc ta super magrinha, animada com as corridas e queria entender para talvez seguir o seu caminho….vc tem intolerância a lactose e glúten e por isso eliminou, ou esta indo em alguma nutricionista que defende que a tirada desse alimentos para melhor funcionamento do metabolismo? Esta sendo muito difícil? Eu sou mega apegada tanto em pães, quanto em doces, então fico achando que nao conseguiria….mas to super querendo emagrecer. Há quanto tempo vc ta sem eles? Foi por isso seu emagrecimento? Nossa, mil perguntas….beijoss

    1. Marina,
      Na verdade não tenho nenhum intolerância. na verdade é dieta mesmo. Passei uma época sem nada de glúten e lactose (no DETOX) e agora eu só estou evitando (ao máximo) esses dois. Eu como só quando não tem jeito mesmo. Quando não tenho mais nada para comer na hora. Não esta sendo dificil pq temos muitos substitutos. Como esse bolo, pão sem glúten, bolachinhas e assim vai. Estou de dieta há 6 meses já meio que virou hábito, sabe?
      Força q vc consegue! bjoka

  2. Lalá me incentivou com toda essa força de vontade. Preciso emagrecer e resolvi aderir a dieta sem glúten. Acabei descobrindo que há vários alimentos que podem ser substituídos e já sinto uma mega melhora. Dá uma super vontade de continuar a dieta e melhorar a alimentação. Até estou procurando alimentos orgânicos pq fico preocupada c tantos venenos q ingerimos.
    Obrigada Lalá, sem querer querendo vc está nos influenciando.
    Beijos!

    1. Que maravilha, Luciana!
      Fico mega feliz! Vamos todas juntas! Estou tentando comprar TUDO orgânico. Estou achando meio carinho, mas fecho os olhos e pago! rssss! bjo e força!

  3. Lala… antes de ler… tinha feito um bolo de cenoura tb.. rsrsr mais fiz com acucar ligth…e o oleo eu usei o de canola… mais o proximo eu vou fazer do seu jeito…

    Eu tb mudei toda minha alimentacao .. e perdi todos os kilinhos extras.. fora o ganho da pele e do cabelo… agora tem q ter muita forca de vontade pois final de ano nossa foi terrivel .. mais comi somente uma rabanada…detalhe assada … bjs Adoro seu blog..

  4. Aiiii Lalá, estou amando estas diquinhas light!! Fiz o suco contra ressaca p todos daqui de casa e foi um sucesso!! Mas me diga este bolo ficou gostoso??? ainda n consegui me desprender do açucar, acho td mt estranho sem ele!!! rsrsrsr bjsssss adoro seu blog!!!

    1. Oi, Ju!!!
      Ficou muuuuuuuuuito bom!
      Pq o açucar mascavo faz o papel lindamente. A unica coisa que achei e não sei se foi impressão é que o bolo estragou rápido, sabe?
      Não teve a mesma duração de um bolo comum. No mais tapeou super bem!

  5. Nossa, Lalá, suuuuper parabéns pelo blog, acompanho há anos, desde a Contigo! Suaa dicas são fantásticas, nota mil!! Acompanho vc tbm pelo Instagram, adooro seus posts!! E esse bolo eh mara!! Sou intolerante a lactose, então essa receita já está mais q anotada!!! Parabénss!!! Beijoo!

  6. Oi Lalá! Achei muito bacana a sua “virada” no quesito alimentação. Me lembro de rir muito com os comentários sobre comilanças quando você colocava uma foto de alguém com o corpo legal, rs. Parabéns!

    Eu também sou adepta dos produtos orgânicos e procuro evitar glúten, substituindo por soja e outros alimentos alternativos. Acho que vale MUITO a pena o investimento, para a saúde, pele e corpo!

    Na Mundo Verde tem até misturas para bolos sem glúten, uns biscoitinhos e uma variedade de produtos incríveis e mais saudáveis. Parabéns por dividir com as leitoras não só dicas fashion, mas também de saúde!

    Feliz 2012!!! Bisou

  7. Parabens! Cada dia que passa você esta se superando mais. É muito difícil se libertar de todas as gostosuras do dia-a-dia e ainda tem a pressão das pessoas, né? Impressionante!!! Mas continue assim.. No sou adepta de alimentação sem glúten e lactose, mas sempre tento me alimentar saudável! Só è difícil fugir dos doces hehehe

  8. Oi Lalá!
    Adoro o eu blog e principalmente teu cuidado em sempre responder aos leitores, isso faz a diferença viu?
    Motivado por teus post, também estou mudando a minha alimentação e como moro em uma chácara, fizemos uma hortinha para termos produtos organicos a nossa disposição, visto que o preço deles é bem salgadinho né??hehe

    Adorei essa receita e certo que vou testar!
    Beijãoooo

  9. Oi Lalá! Tenho gostado muito das suas dicas de alimentação e receitas saudáveis. Visitar o seu blog entrou na minha rotina diária. Moda, cosméticos e alimentação saudável são elementos indispensáveis e que se integram na busca da beleza. Adoraria ler aqui algo ligado a atividade física. Outro dia vi no youtube uma ginástica que mistura técnicas de balé com ioga. Desejo-lhe um ótimo ano e sucesso!

  10. Uau! Parece delicioso esse bolo!
    Eu acho super inspirador essas dicas saudáveis que tu coloca aqui no blog, mas tenho muita dificuldade em aderi-las..
    Além de que torna-se extremamente caro viver comendo coisas saudáveis e orgânicas né
    Na verdade, gostaria de saber o que tu notou de diferença com a diminuição do glúten e da lactose além da perda de peso?
    Obrigada pelas dicas!
    Estou sempre por aqui! Adoro o blog!
    beijos

    1. Gabi!
      Super obrigada pelo apoio. Na verdade estou com muito mais disposição e com a pele mil vezes melhor.
      Fica caro mesmo. Fico com dozinha, viu. Mas, eu acho que uma maneira de aliviar isso é comprar pouco. Para não sobrar, sabe? Vejo que muitas vezes acabo jogando coisas fora pq estragou e eu não consegui comer a tempo.
      Mas, acho que em nome da saude vale pensar em o que vale a pena comprar, né?
      Estava pensando em uma lista de coisa que a gente DEVE comprar organico e uma do que podemos, sabe? Vou ver isso.
      bjo

  11. Lala, vc tá muito chata com esse negocio de dieta. Tome cuidadO para não fazer apologia a transtornos alimentares, vc uma menina que não precisa de dieta, falando que fez dieta….affff, teu blog é público, várias meninas entram. Seu blog é de moda, vc não é nutricionista, deixe que esses profissionias, façam um blog sobre “dietas” ok??? Já que é sabido que dieta é o que consumimos todos os dias…acho que oq vc quer dizer na vdd é REEDUCAÇÃO ALIMENTAR!!!para que retirar gluten e lactose se não tem intolerância??? vc já viu oq um intorlerante à lactose ou um celíaco (sabe oq é isso) sofrem??? Por favor, me poupe…isso tá ficando chato!!!!

    1. Lana,
      O que estamos falando aqui no blog e SEMPRE com apoio de uma nutricionista é justamente sobre reeducação alimentar.
      Acho que você não esta acompanhando os posts.
      Dá uma olhada que você pode entender melhor. bjo

  12. Amei a receita… Sou intolerante a leite, gluten, nuts, oats, rye… E tb ovo… Sera q essa receita funciona com o ovo replacement? Nao sei se vc tem ai em SP mais sou fa numero um da marca Orgran. Adoro teu blog.
    Bia
    PS: volta a escrever em english tb,, moro na australia e sempre mostro teu blog pras minhas amigas.

  13. Adorei! Acho legal você falar sobre seus hábitos alimentares saudáveis, até para o pessoal poder saber que você está mais magra COMENDO alimentos saudáveis, e não “fast-lixo”. E não acho que assim você faz apologia a distúrbios alimentares… Acompanho seu blog e vi toda a transformação!!!
    Ah, você já está tão magrinha, qual vai ser a meta?
    Beijos!

  14. Lalá, PARA TUDO!!!!!!!!!
    Vc PRECISAAA contar pra gente qual a marca e modelo do óculos que a Angélica estava usando no Estrelas na matéria com o Miguel Falabela!!!!
    É divinoooooo! Lindo demais!!! Quero jááá!!!
    Responde, Lalááá!!! 😀

    Bjs!

  15. Lalá, parabéns, com tantos blogs surgindo você consegue manter o diferencial com qualidade. Adoro! Sabe de onde é o chapéu que Fe Paes Leme usou estes dias na praia? beijos

  16. Oie, td bem? Adoro o seu blog pena que as dicas que vc (quase) sempre dá, é pra quem tem dinheiro, é (quase)td tããããão caro (pelo menos pra mim hehehe) mas de qualquer maneira gosto de passar aqui pra saber das novidades. Bjooooos.

  17. Voltando aqui… li que vc é editora de moda da contigo, é verdade? E que vc tem 27 anos??? Caramba, pensei que tivesse uns 23/24 anos, uma carinha de menina!!! Desculpa perguntar mas seu marido trablha c/ o que, ele é jornalista tbm? vi posts vc falando sobreo Rio, vc mora aqui??? Bjão.

  18. Lalá, desde sua estada na Lapinha estou adorando a mudança de hábitos, nada melhor pra beleza que alimentação saudável. Em 2011 tive que fazer vários exames inclusive os de tolerância à glúten e lactose. Não sou intolerante a nenhuma dos dois, porém diminui o consumo de ambos e percebi uma mudança enorme no funcionamento do meu organismo e na pele e cabelo.
    Adorei a ideia de uma lista “must have” de orgânicos, hehehe..

    Força nos novos hábitos!!

    Beijos.

  19. Lala, voce nao acha que seu blog esta fugindo do foco que é falar sobre moda? ultimamente vc só posta coisas relacionadas a emagrecer, manter a forma e comidas saudaveis…nao que isso seja ruim, mas que voce está se mostrando obscecada por coisas saudaveis e esquecendo de comentar sobre moda que é o tema principal. Nao querendo dizer que está ruim, mas voce podia medir cada assunto e nao só coisas de comida sem gluten ou lactose…depois disso seus posts que falam de trends e roupas ficaram mais fracos! 😉 bjs

  20. Oi Lala!!! acompanho seu blog a bem mais de um ano, mas só agora estou comentando… gostei muito dessas dicas que você vem repassando… desenvolvi uma intolerância a lactose a um ano, desde então tenho mudado bastante minha alimentação (você só percebe a importância de um alimento quando não pode mais comê-lo), eu tomo algumas vezes esse leite de arroz (pra dar aquela aliviada do leite de soja), ele é muito bom… mas queria saber qual a farinha que você usou? pode dizer a marca? e o tipo?
    Bjo

  21. Oi Lala, tudo bem?
    Gostaria de saber a partir de qual momento você tomou a decisão de fazer essa reeducação em sua alimentação? No começo foi muito dificil? Quantos kilos você emagreceu?

    Beijos

  22. Lala, adorei este post. Gostaria de sugerir um post com dicas de produtos que vc passou a comprar apos a mudança de alimentaçao, por ex. esse “achocolatado”, é bom mesmo? Quais os produtos que vc gosta agora e indica a compra, que tal? assim como vcs fazem com make….

  23. Gente, quando vc come come tudo certinho, vc NÃO sente falta de açúcar e outras guloseimas. Isso é fisiológico. Vc não precisa eliminar lactose e gluten, foi só uma opção da Lalá. Se ela quisesse eliminar carne, e daí? Desde que tenha uma alimentação correta, ela pode fazer várias outras escolhas. Eu não tenho intolerância a lacotose mas resolvi tirar da minha dieta. Coincidência ou não, me sinto muito melho, sem inchaços na barriga, gases, etc. Achei que fosse sofrer por sempre ter sido uma bezerra mas não senti falta nenhuma. E Lalá, continue com esses posts, falar de coisas boas nunca é demais!

  24. Lalá, to simplismente adorando os posts do detox! Acho que devia fazer mais do que uma vez por semana rs, mas um já ajuda. Não liga pra esses ”poucos” comentários ignorantes, todo mundo que se preocupa com a saúde e quer ter hábitos de vida mais saudável passa por isso, incluse eu, e dentro da minha casa. Mas o importante é se sentir bem e ser feliz consigo mesma. Amo o blog, Bjos!!!

  25. Adorei suas dicas, controlo bastante minha alimentação, e assim como você não penso só nas calorias mas na qualidade do alimento e da dieta. Eu emagreci 20 kg só controlando a alimentação, me sinto muito melhor agora, minhas crises de gastrite já eram, comer até não poder mais e sentir aquele mal estar a ponto de tomar remédinhos de azia não acontece mais! Sem contar a pele e o cabelo mesmo! Pena que descobri só agora seu blog, mas vou ficar de olho, afinal bons hábitos a gente leva pra vida toda! Beijos

  26. OIiii, acho que vou adorar essas receitinha, tenho problemas com esse tal glúten, e preciso aprender algumas receitas, e fazer minha própria alimentação…aqui em Porto Alegre, não encontrei muitas variedades, talvez até tenha, mas só encontrei pão sem glúten e bolo de laranja e banana….então tá sendo um caos…..passo a feijão, arroz, frango, peixe, saladas, legumes e algumas frutas, porque tenho problema de estomago, e alergia ao tomate e abacaxi….peloamordedeus….ninguém merece, ajuda aí com algumas receitinhas…..hehehe….tem que levar na brincadeira, mas o assunto é muito sério, saio para jantar com amigos, me sinto até mal, nada eu posso, além do mais sou anti alcool, tu já viu….minha tribo é outra, sou toda natureba…..bom vou fazer o bolo de cenoura sem glúten, espero que fique bom….porque o meu com farinha de trigo, qdo fazia, era o maior sucesso…..já não faço ele fazem cinco anos…e todos me cobram, principalmente minha neta, que hoje està com 12 anos, idade que come muito….vou tentar o sem glúten, espero que ela aprove….obrivgada..

  27. Oi Lalá,
    Parabéns pelos post e pelo exemplo de cuidado com a saúde e beleza.
    Gostaria de saber se você usa os medidores de medidas ou se usa uma xícara da sua casa?

  28. Oi Lalá, essa receita de bolo de cenoura sem glúten e sem lactose só leva ingredientes secos? Não leva leite, água ou suco? Faço tratamento com médico gastro, fiz vários exames e o resultado foi: intolerância a lactose severa. A dois meses estou sem consumir nada com lactose e estou evitando o glúten porque tenho muitos problemas de refluxo e gastrite e quando como alimento com glúten pioro. Ando experimentando fazer bolos sem glúten. Uso a Mistura fácil Sabor Vital e meus bolos ficam gostosos , mas a massa fica meio pesada. Abraços

  29. Descobri uma alergia muito forte no.meu filho causada por alergia a leite de vaca e farinha de trigo… Fiquei tão triste… Mas agora to muito feliz em saber ele vai continuar podendo comer o que ele gosta… obrigada pela receita do bolo… Me deixou mega feliz.. Vc não tem ideia da felicidade que estou!! Bjooo

Deixe uma resposta