Chamonix Mont Blanc: Dicas de Viagem

 

Para quem, como eu, tem desejo de conhece o Mont Blanc, acho que esse post pode ajudar um pouco. Desde que decidi que uma parte da nossa viagem seria por aqui, comecei a buscar mais informações sobre a cidade. Não tinha amigos que já haviam vindo para cá e, mesmo em agência de turismo, as informações eram truncadas. Realmente o número de brasileiros ainda é pequeno por aqui, ainda menor quando o tema e objetivo da trip é esquiar. Por isso, decidi fazer um post bem geral para uma viagem pelo vale do Mont Blanc. Espero que ajude!

Hotel:
Como esquiei da outra vez em resort, fiquei na dúvida de que hotel ficar por aqui. Grande bobagem! Aqui as pistas não ficam em hotéis, mas espalhadas pelas cidade. São muitas estações e as que mais tem pista verde e azul (para iniciantes e medianos) estão longe dos hotéis (estação Le Tour e Le Praz). Assim, no hotel de luxo ou no mais simples, você terá que pegar um transporte até a estação de esqui. Só indico escolher um que tenha um ponto do Chamonix Bus bem pertinho. Carregar equipamento cansa! Fiquei no Les Aiglons e achei bem digno. Ele tem um spa com jacuzzi (mara para um relax após um dia na neve), piscina aquecida, sauna, spa, comida boa e quartos dignos. Confortável, mas sem muito fru-fru.
Transporte: 
Para chegar na cidade eu escolhi o caminho via Genebra, que fica a 88km de Chamonix. Existe a possibilidade de vir por Lyon e Turin. Lá em Genebra, no balcão do aeroporto, existem milhões de empresas de vans e ônibus que levam para Chamonix. Você pode reservar com atencedência nos sites (aqui tem várias opções) ou comprar na hora. Foi o que fiz. A média é de 30 euros para o trajeto.
Dentro da cidade, o transporte para as estações é feito via ônibus. Você vai do seu hotel até a estação escolhida para o dia e já com sua bota de esqui nos pés. Carregando tudo. Ele é gratuito e fácil de usar. Dentro tem marcador de estação como os mêtros e existe uma tabelinha com o trajeto, horários e as linhas disponível nos hotéis.
Roupa de Esqui: 
A cada esquina você vai encontrar uma loja para alugar o seu equipamento e também a roupa de esqui. Se desejar comprar o casaco e a calça, o número de lojas é infinito. O aluguel da calça, por exemplo, é 10 euros dia. Já os esquis ficam por volta de 30 o dia. Tenho o casaco, calça, luva e óculos. O resto sempre alugo. Só não esqueça de comprar meias próprias. Elas são mais longas (sem elas a bota vai ter dar bolhas nos pés) e ajudam também a aquecer os pés. Ah, e não dá para esquiar sem óculos escuros!
Sky Pass:
Não compre o seu sky pass no Brasil. Chegando aqui você irá sentir o seu nível de esqui, quantas horas suporta esquiar por dia (cansa muuuuuito) e as pistas que vai usar. O que você paga, na verdade, é o uso do teleférico. Se for usar só uma parte pequena da estação Le Tour, por exemplo, fica mais barato. Se você achar que está pouco, basta pagar a diferença e ampliar o seu ticket na hora.
Estações: 
Para quem não domina o esqui, a estação Le Tour (que fica mais ou menos 25 minutos do centro de Chamonix) é a mais indicada. Ela tem uma pista nível verde bem bacana e até uma gratuita, especial para crianças (quem tem babys pode levar para lá!). Aproveite para fazer uma aulinha por lá e dar as suas primeiras esquiadas. A aula particular, para até duas pessoas, custa 55 euros.
Depois dessa, indico a Les Praz. Mas é preciso dominar um pouco para esquiar em Les Praz, já que todas as saídas das pistas verdes acabam em uma de nível azul. Ou seja, sem dominar o esqui você vai cair muito.
A Cidade: 
Chamonix é super pequena e cheia de lojas charmosas. Mesmo que você não goste/possa esquiar, vale a pena pela paisagem deslumbrante e muitas lojas/restaurantes gostosos. Como passei os 6 dias aqui esquiando sem parar, não andei muito. Mas vi no primeiro dia que tem muitas coisinhas! Inclusive uma loja da Chanel e Moncler!
Restaurantes: 
Conheci o La Calèche, dica da leitora Cecília, e amei! No começo achei estranho, porque ele é cheio de animais empalhados. Mas a comida é perfeita e a sobremesa melhor ainda! Para quem deseja um lanche rápido, os sanduíches do Poco Loco, também na rua principal de Chamonix, vale a pena! Uma delícia!!!! Tudo ali! Bem pertinho da Chanel! Tem também o Atmosphère, que merece post especial de tão bom.

57 respostas para “Chamonix Mont Blanc: Dicas de Viagem”

  1. Adorei o pots ainda bem que você deus dicas porque o google tava fraca com dicas para esse distino tao maravilhoso
    estarei indo em setembro !! Bjos Adoro seu trabalho!!

  2. Lalá, Chamonix realmente é lindo…tudo inspira ai ne? Aproveite..adoro o Blog e sempre acompanho mas raramente escrevo.o que eu gosto mesmo é que vc posta coisas que a gente pode usar..e nao aquelas coisas absurdas, tipo saia chanel, apato laboutin, bolsa hermes, cinto sei la…tudo no mesmo look…parabéns…aproveite ai..beijoss

  3. Chamoix eh um sonho nao?! A paisagem mais linda que ja vi!
    Fiquei no mesmo hotel que vc e como disse! Sem fru-fru, mas bem digno! Na epoca tinha uma recepcionista portuguesa que nos deu mta atencao!
    Fui tbm no La Caleche e amei! Vc comeu raclette? Foi la que conheci essa maravilha em forma de queijo! Tbm fui no Atmosphere e adorei! Queria terr passado essas duas dicas de restaurantes pra vc, mas nao lembrava os nomes 🙁 …ainda bem que te indicaram!

    Bjks mil!

  4. Amei o post… estamos indo p lá em abril (lua-de-mel)…já anotamos todas as dicas!!! Realmente é dificil encontrar boas dicas no google sobre Chamonix. Beijos

  5. Oi Lala!!! De onde eh esse casaquinho lindo (Mer de Glace)? Gostei muito porque eh fofinho, mas acinturado. Faz tempo que estou procurando um assim.

    Bjos!!!

  6. Lala q lugar lindo, suas fotos estão demais! Pelo q entendi, de Chamonix vc foi direto pra Paris? Pergunto pois nas minhas ferias queria saber se existe esta possibilidade de caminho…

    1. SIMM! De Chamonix para Paris, mas peguei o avião de Genebra. Peguei uma van em Chaminix por 30 euros que me deixou direto no aeroporto de Genebra. De lá fui para Paris! bjo grande

  7. Otimas as tuas dicas mesmo!!
    Tb adorei o Atmosphere!!!
    Acho Chamonix uma cidade maravilhosa, mas mais dificil pro ski…realmente sao poucas opcoes de pistas faceis e boas!!!
    Se tiveres oportunidade de ir numa proxima vez os lugares q mais amo por ai sao, em ordem de preferencia: Val D’Isere, Val thores, Megeve, Courchevel!!! Q vontade, nao vejo a hora de chegar o proximo inverno!!!
    De dicas de Chamonix, a ultma vez q fui fiquei hospedada no Mercure Centre…eh bem legalzinho, do lado da estacao de trem e bem no centrinho!!! O cafe da manha, mesmo sendo mercure, eh o melhor q ja comi na vidaaaa!!! Huum..
    Outro lugar bem legal, mas super “roots”, eh um pub q fica anexo ao Hotel Gustavia..bom pra quem vai com turma, pra um apres ski!!! É suuuper animado!!!
    Bjao..

  8. Otimas as tuas dicas mesmo!!
    Tb adorei o Atmosphere!!!
    Acho Chamonix uma cidade maravilhosa, mas mais dificil pro ski…realmente sao poucas opcoes de pistas faceis e boas!!!
    Se tiveres oportunidade de ir, numa proxima vez, os lugares q mais amo por ai sao, em ordem de preferencia: Val D’Isere, Val thores, Megeve, Courchevel!!! Q vontade, nao vejo a hora de chegar o proximo inverno!!!
    De dicas de Chamonix, a ultma vez q fui fiquei hospedada no Mercure Centre…eh bem legalzinho, do lado da estacao de trem e bem no centrinho!!! O cafe da manha, mesmo sendo mercure, eh o melhor q ja comi na vidaaaa!!! Huum..
    Outro lugar bem legal, mas super “roots”, eh um pub q fica anexo ao Hotel Gustavia..bom pra quem vai com turma, pra um apres ski!!! É suuuper animado!!!
    Bjao..

  9. Lalá, eu acabei de chegar de St Moritz, na Suiça, e amei!! Mas é bem como vc falou, super difícil de achar dicas porque os brasileiros não vão muito pra lá! E chegando lá, realmente não vimos nada de brasileiro, só gente das proximidades, muito italiano! Eu amei St Moritz!!! As estações são mto boas e a cidade é uma fofura! Só tem gente chic!! kkkkkkkk Mas brasileiro só gosta mesmo de Miami-NY, uma pena!!! Ai, como eu amo esquiar!!! O péssimo é andar com aquelas botas e carregar os equipamentos, mas chegando na pista, td supera!

  10. Eu moro na França e ja vi muitos brasileiros em Paris, mas na montanha quase nunca.
    Se você precisar de mais dicas da próxima vez, posso ajudar !
    Ah, e se você voltar pra França, venha conhecer Bordeaux, é uma cidade muito linda e menos turística que Paris.
    E parabéns por ter tido a coragem de aprender a esquiar, tem muita gente que fica com medo.

  11. Ja fiz essa viagem e achei fantastica, mas fui numa época bem mais fria, sem chance de sentar na rua para um chocolate quente, mas vale muito apena, um dos lugares mais lindos que ja visitei.

  12. Olá Lalá!!!! Amo seu blog, acompanho muito embora não comente.
    Estou indo daqui 15 dias pra Chamonix, vi em algum lugar procurando no Google alguém citando você recomendando este hotel e aí vim procurar no seu blog. Amei o post, dicas ótimas. Anotei td e já estou vendo a reserva neste mesmo hotel. Não sou adepta do esqui (pelo menos não ainda) e vou ficar 3 dias lá de carro (de lá vou seguir até Mônaco, Cannes e St.Tropez) vc teria alguma dica de passeio para não esquiadores mas que possamos conhecer as montanhas? Tipo o teleférico de lá? como funciona pra usar?

    Bjs e parabéns pelo blog, vc é linda, simpática e tem ótimas dicas sempre, não era de seguir blog’s e quando conheci o seu passei a seguir e virei bloguete kkkk

  13. Realmente voce é linda e gostei de suas dicas, mas explorando seus conhecimmentos, pergunto se em janeiro é uma época legal de ir a Chamonix, moramos no Brasil e estou indo com meu filho que tem 14 anos para conhecer, passear e esquiar.
    Obrigado e parabens pela sua alegria constante,
    Maurice

  14. Adorei seu blog e fiquei entusiasmada para ir a Chamonix, nunca esquiei, mas acho que vou gostar, em dezembro estarei em Paris e penso em seguir seu roteiro, ai pergunto: para ir a Genebra, será melhor trem ou avião? E chegando em Genebra, terei facilidade para chegar em Chamonix? Penso em passar dois dias, pois tenho que voltar à Paris, espero suas dicas.

  15. Oi Lalá,

    Estou indo passar o Natal em Chamonix, encontrei seu blog pesquisando sobre isso na internet, gostei bastante das dica, ja anotei todas, mas eu estava pensando em fica no club med, a diferença é bem grande pois lá é tudo incluido e fiquei na dúvida se vale a pena, se pelo menos tem alguma pista perto do club med, você sabe me dizer?

    Beijos

  16. Oi Lalá!

    Qual seria a melhor época para irmos a Chamonix com garoto de 15 e meninas de 11?
    Tem neve o ano todo? Quero dizer, dá para eles esquiarem?
    Um abraço.
    Muito obrigado.
    SANTOS DUMONT, MG

  17. Boa tarde Lala,

    Com relação ao ski pass, vc não acha que compensa? Vou subir o Mont Blanc (Aguile di Mundi?) e depois ir para o lado Italiano. No dia seguinte vou ao Chamonix Leisure Parc para esquiar na pista iniciante e o descer no Luge alpine coaster. O passe dá direito a todos os bondes e teleféricos de chamonix? Me dê uma luz !!!????rsrsrs
    Obs: ótimo seu blog

  18. Boa tarde Lala, parabéns pelo blog; lindas fotos.
    Eu e minha esposa estamos planejando passar uns dias em Chamonix em setembro deste ano.
    Nós vamos para conhecer, não esquiar. Somos “jovens a mais tempo do que você” (risos) e não vamos arriscar.
    Pretendemos ir de carro na rota Turin-Aosta-Chamonix, passando pelo túnel Mont Blanc e, depois iremos para Dijon.
    Você ou algum amiga (o) tem alguma informação se a estrada na rota acima, em setembro tem histórico de neve.
    Brigaduuuuuuu, abraço

  19. Ola, ja fui a chamonix uma vez, porem fiquei apenas 1 dia.
    em Janeiro irei levar meus filhos (9/12 anos) pois ambos querem aprender a esquiar.
    Quantos dias devo ficar em chamonix?
    Estou vendo um studio (tipo flat) para alugar no site: http://www.airbnb.com.br
    É seguro fazer isso ou alugo hotel mesmo?
    É facil chegar até do Mer de Glace?

    Obrigado
    Denis

  20. Oi Lalá, tudo bem? Parabéns pelo blog: bonito e útil.
    Meu plano é ir a Chamonix em janeiro-2015. Queria te pedir algumas dicas:
    1- quero pegar um carro em Torino, onde ficarei uns dias antes e devolver em Chamonix. Pois de lá quero sair de trem para Milão, cujo roteiro deve ser bem interessante, passando entre os alpes suiços (Martigny, Sion, etc.). Só que não encontro uma locadora que eu possa fazer isto: devolver o carro em Chamonix. O máximo que estou conseguindo é devolver em Aosta. Mas não quero fazer o trecho Aosta-Chamonix de ônibus. Acaba perdendo um pouco a curtição deste trecho. Então te pergunto: conhece/indica uma locadora que eu possa retirar Torino e entregar Chamonix? Tentei pesquisar para entregar em alguma cidade bem proxima a Chamonix, mas de forma a que eu ainda possa ir de trem pelo mesmo roteiro.
    2 – sobre dirigir nesta época…Vc tem alguma dica/comentário, pelo fato de ser período de neve. Dá pra encarar ou representa algum risco maior? Experiência em neve não tenho. Mas com cautela acredito que conseguiria.
    3 – Por ultimo: me passaria algumas de dicas de hotel de bom preço? Não sou tão exigente assim….Eu, esposa e um menino de 14.
    grande abraço.

  21. Boa Tarde Lalá,
    Estarei na França na primeira semana de Setembro. Existe algum local na região de Chamonix com neve nessa época? Não seria para esquiar, apenas para o meu filho brincar na neve. Na minha pesquisa, só encontrei um local na Europa, que é o Monte Titlis, em Engelberg, na Suiça. Você conhece algum outro local na Europa com neve nesta época?
    Abs.

  22. Adorei as dicas! Segui praticamente todas!! Haha O hotel Les Aiglons é realmente digno! No pé da montanha e super bem localizado (e com estacionamento coberto, muito importante já que fui esta semana e tinha muita neve). O restaurante Atmosphere também foi uma super dica, comemos um fondue da casa, simplesmente divino! Enfim, parabéns pelas dicas! Amei!

  23. Parabéns, muito legal o seu site. Você sabe me informar se os ônibus de Genebra para Chamonix aceitam o Swiss Pass? Essas conduções saem apenas do aeroporto? Abs, obrigado!

O que você acha? Deixa seu comentário aqui!