Tricô com a estilista Lethícia Bronstein

lethiciabrostein

Lalá ficou babando com o vestido que Sabrina Sato usou na festa de 6 anos do programa Pânico. Descobri que o modelo de renda era made in Brasil por Lethícia Bronstein.  Não poderia deixar de ir atrás das mão de fada, queridinha das famosas como Carolina Dieckmann, Claudia Leitte e Wanessa, que criou aquela peça-desejo para saber tudinho sobre os modelitos que as famosas ahazam  e dividir tudo aqui com as minhas miguxas!  Para quem ama moda e deseja seguir este caminho é um prato cheio!

Lalá: Como começou o seu contato com moda? Como você descobriu essa paixão?

Lethícia Bronstein: Nossa, acho que faz tanto tempo! Me lembro de já comprar revistas de moda (até importadas) com 12 anos e saber de tudo: estilistas, modelos etc. Na minha época a revista Capricho era supervoltada para isso. Os editoriais eram incríveis e acho que foi onde tudo começou! Outra coisa que me lembro bastante é a admiração e o fascínio que tinha pela vida da Maria Cândida (estilista já falecida da Maria Bonita), que era minha prima. Me lembro de ir jantar na casa dela com meus pais e achar aquele estilo de vida o máximo (risos). As viagens de pesquisa a Paris, aquele look sempre de preto com sapatos masculinos lindos. Achava ela um poder!

Lalá: Me conta um pouquinho da sua trajetória. Qual foi o seu primeiro trabalho até chegar no seu ateliê…

Lethícia Bronstein: Assim que iniciei a faculdade de moda no Rio de Janeiro, com 18 anos, comecei a trabalhar para a Maria Bonita como estagiária. Ali fiquei por quatro anos e neste meio do caminho passei uma temporada estudando em Londres, na Saint Martin’s . Depois passei por outras marcas cariocas como Clube Chocolate, PL Bis e Espaço Lundgreen. Em todos esses lugares, a minha grande paixão sempre foram as roupas de festa (era onde meus olhinhos realmente brilhavam!!!).

Quando me mudei para São Paulo (na mesma época em que me casei!), fui trabalhar na Le Lis Blanc; em paralelo algumas amigas começaram a me pedir para desenhar seus vestidos de casamento, e junto com elas vieram as madrinhas, mães , irmãs etc. Fui cada vez mais me apaixonando pela roupa sob medida. A coisa foi dando muito certo sem eu nem perceber. Na época não tinha uma equipe fixa e usava profissionais free lancers para executar esse trabalho. Atendia em casa mesmo, nos finais de semana. Fazia prova de roupa até de domingo!

Levei esse projeto em paralelo por um ano e meio até ter certeza que estava pronta para abrir meu espacinho. O primeiro ateliê foi em São Paulo, na Oscar Freire, mas sempre mantive um espaço no Rio de Janeiro por conta da grande procura que tenho lá. Em dois anos e meio já crescemos bastante e nos mudamos para um espaço três vezes maior que o primeiro. Ele fica na Rua Joaquim Antunes, e continuamos com o do Rio onde atendo a cada 15 dias.

Lalá: Entre os seus trabalhos estão alguns figurinos para novela, como o vestido de noiva de Carolina Dieckmann em Três Irmãs. Como é esse tipo de trabalho? Sofre muita interferência ou você escolhe modelos que você  já tem? Como aconteceu essa sua aproximação com a Globo?

Lethícia Bronstein: Minha primeira noiva na Globo aconteceu na novela Duas Caras, para a personagem da Vanessa Giácomo, em 2007.

Mas, antes disso, já  tinha vestido a Guilhermina Guinle para uma festa na novela Paraíso Tropical. Foi um vestido que deu uma repercussão enorme. Até hoje perguntam do ”vestido da Guilhermina”.

Já vesti 8 noivas para a televisão. Cada figurinista trabalha de uma forma. Tem equipes que ligam e pedem para mandar o que tiver porque a cena será gravada no dia seguinte. Esses nem sempre rolam! Mas os casos mais bacanas são quando tenho a oportunidade de sentar com as figurinistas e discutir o perfil do personagem para ver qual vestido se encaixaria melhor. É uma delícia.

Como meu trabalho com noivas é bem extenso, na maioria dos casos acabo pedindo emprestado para alguma noiva que já se casou (elas adoram ver seus vestidos nas novelas!). Às vezes fazemos alterações mínimas para dar mais a cara do personagem.

É uma delícia trabalhar com a Globo. Eles são muito profissionais! Fora que é uma oportunidade de as artistas terem o primeiro contato com o meu trabalho.

lethiciabronstein2Lalá: Como é lidar com os sonhos das noivas? Como é fazer parte desse momento tão especial na vida de alguém?

Lethícia Bronstein: É  ótimo. A primeira vez que caiu esta ficha foi quando entrei no apartamento de uma amiga minha para quem eu havia feito o vestido. Em todas as fotos da casa, ela estava com meu modelito. Senti que realmente ficaria marcada na vida de todas as noivas que passassem por mim! Tem coisa mais legal para uma estilista que isso?

Mas para trabalhar com noivas, realmente tem que se lembrar 100% do tempo que aquele momento é  único para aquela pessoa e que todas as inseguranças e as dúvidas dela são normais e compreensíveis. Viro até psicóloga!

Lalá: Você também faz muitos vestidos de festa. Como é o seu processo criativo para a produção?

Lethícia Bronstein: Como não desenvolvo coleções fechadas nem sou presa às tendências, o processo é mesmo bem diferente do tradicional: cada vestido conta uma história própria.

O que sempre tento preservar neles é uma linguagem de sofisticação. Seja ela no tecido, num shape mais glamuroso, num bordado lindo. Acho que, quando se faz um vestido de festa sob medida, ele realmente precisa ser tão especial quanto uma joia. E as informações podem vir dos lugares mais diferentes: de livros de moda, de um filme que assisti, de uma foto de alguma premiação bacana.

lethiciabrostein4Lalá: A lista de famosas que já desfilaram seus vestidos é enorme!! Claudia Leitte, Wanessa Camargo, Sabrina Sato, Carolina Dieckmann…. Como é preparar um vestido que estará no foco de tantos flashes e ao mesmo tempo alvo de muitas críticas?

Lethícia Bronstein: É  o máximo, me sinto superespecial por ter sido escolhida por elas para cada ocasião, afinal, são tantos estilistas.

Cada vez que visto alguém assim a expectativa é enorme: fico louca para ver as fotos por aí. É claro que as críticas vêm junto, mas acredito que fazem parte do meu trabalho e lido numa boa com isso. Brinco que ainda vou vestir alguém para o Oscar então, tenho que ir me preparando (risos)!!!

Lalá: De todos os vestidos que você já criou, tem algum ou alguns que te marcaram?

Lethícia Bronstein: Parece clichê, mas todos me marcaram de uma certa forma e acredito sempre que o próximo vai ser o mais bonito.

Mas uma situação que me marcou foi quando fui provar o vestido que a Julia Lemmertz usou para ser madrinha do casamento do Pato e da Stephany. Ela se olhou no espelho e falou: ”nossa, eu acho que nunca tive um vestido tão bonito na minha vida”. Fiquei muito feliz e orgulhosa do trabalho. E realmente, além de lindo, era muito a cara dela !

Lalá: Como você definiria o estilo Lethícia Bronstein Pompeu?

Lethícia Bronstein: Acho que eu tenho uma coisa muito forte com a moda clássica/vintage e sofisticada: seja ela nas formas, nos tecidos, nos materiais etc.  Para mim roupa tem que ter glamour e acho que um modelo de festa não deve ficar 100% datado.

Lalá: Para as meninas leitorinhas da CONTIGO!, que vivem em dúvida para escolher os modelitos para as festas,  qual a sua dica para não errar?

Lethícia Bronstein: Respeitar seu corpo antes de mais nada, ter cuidado para não exagerar nas informações e lembrar que apenas o vestido não resolve: tem que ter uma produção toda pensada (make, cabelo, brincos, sapato, bolsa ). Aí sim funciona!lethiciabronstein3


Inscreva-se no
meu canal no
youtube!
CLIQUE AQUI

Deixe seu comentário, quero saber o que você achou!

21 comentários em “Tricô com a estilista Lethícia Bronstein”

  1. São QUASE todos bonitos… Esse vermelho da Cláudia Leitte que é feio que dói… Parece uma galinha de macumba, pomba-gira… sei lá… SÓ QUE APESAR DE BONITOS, NÃO VEJO QUASE NENHUMA INOVAÇÃO, PARECEM VESTIDOS FEITOS EM “LINHA DE PRODUÇÃO” RSRS… Com uma exceção ao de renda da Sabrina. Esses vestidos de noiva então, parecem todos comprados na Rua São Caetano aqui em São Paulo (para quem não mora aqui, ou não sabe, é a rua onde fica o “reduto” das noivas… quase a 25 de Março nupcial rsrs)…

  2. Oi, Gostei de alguns modelitos. Agora, a garota Ana Paula é bastante exigente vai para Europa ou para os States lá é o teu lugar, nem parece uma latina americana, pobretona vai te enxergar. Tá bom demais, valeu Lethicia.

  3. Numa boa, ela tá mais para costureira do que para estilista. Todos os vestidos de festa parecem cópia do que já vimos em algum lugar. isto não é criar, é copiar. E o de noiva de fato mal cortados e mais banais impossível… O 2o da Regiane está mal cortado e engruvinhado… Pelo amor… Realmente tirando Huis Clos, Maria Bonita, G, e alguns outros estilistas já consagrados, moda brasileira é difícil de engolir… Principalmente vestidos de festa. Tudo meio brega, meia boca.

  4. A Lethicia é demais! Já fiz vestido com ela e sei do cuidado e do carinho com que ela trata cada noiva / cliente. É nítido que a Ana Paula não tem idéia do que seja um trabalho de alta costura! Por favor, é só ver o naipe das clientes da Lethicia pra perceber que o trabalho dela é de muita qualidade.
    Ana Paula, vai comprar calça da Gang vai

  5. Numa boa…esta menina além de mal educada não se deu nem ao trabalaho de ler a entrevista e ver que os vestidos não são feitos nos corpos das atrizes e por isso o da Regiane não estã tãooo perfeito. Mas caso ela não saiba diferenciar nem tecidos bons e ruins, é melhor ela calar a boca!!!!

    Essa aí nem marido pra casar vai arrumar……

    Letícia arrasa nos modelitos!

  6. essa ana paula é um porre!! sempre vejo ela comentando aqui como se fosse a maior conhecedora de todas as coisas! já q ela é tão boa pra ficar falando mal do trabalho da lethicia e ela é tão fodona porque não monta o seu próprio blog em vez de ficar só lendo o dos outros…porque pelo visto voce sabe mais que inclusive, a lala noleto. ô mulher chata viu!? tudo dela é d+, sempre fica se vangloriando “a pele mais branca, o cabelo mais loiro, a cintura mais fina…” blehhh vai mostrar realmente toda essa sua maravilha vai ana paula!!! põe sua cara ai sua tosca

  7. Saber reconhecer a diferença entre uma roupa de bom gosto e uma feita em grande escala para ser vendida “no atacado”, é tarefa tão difícil e que requer muitos anos de “bem vestir”, “bem frequentar” . enfim: e de “bem viver”!!! Caso contrário você acaba falando besteira. Afinal, quando alguém diante de tantos estilistas escolhe um nome para vestir alguma celebridade é porque esse alguém tem talento. Certo???? Vá em frente, você é muito talentosa!!!!!!

  8. Lívia, querida… Olha, eu não sou grande conhecedora de moda, aliás, isso está bem longe de mim, mas confesso que aprecio muito alguns estilistas e gosto de moda, apesar de não viver dela e nem ter essa intenção. Muito menos sou escrava de modismos, uso apenas o que eu gosto. Não uso determinada roupa “só porque todo mundo está usando”. Compro aquilo que combina comigo e procuro dar preferência sempre as peças de qualidade, ou seja, prefiro investir em poucas peças dos estilistas que amo (Samuel Cirnansck: adorooooooooo, Animale, Arthur Caliman, entre outros, que fazem vestidos absurdamente espetaculares), do que comprar montes e montes de coisas “meia-boca” e depois me arrepender e ainda por cima não usar, disperdiçando o meu rido dinheiro tão batalhado!!! Aí vc me pergunta: mas vc pode viver comprando as roupas caras que eles fazem? A resposta é simples e objetiva: Não! Só quando tenho eventos especiais… Como agora na época das festas por exemplo: vou nas lojas com gosto e compro o que vou usar no Natal e Ano Novo… Afinal não sou atriz da Globo para viver nadando em dinheiro, e o que eu ganho, procuro investir de melhor maneira e garantir o meu futuro. Mas, graças a Deus, e do meu esforço, claro, de vez em quando posso me dar alguns luxos e, se eu fosse comprar um vestido “para usar agora” não compraria nenhum desses aí acima… Não me conquistaram… E, acredito que se o blog está aqui é para que todos possam expressar suas opiniões não é? Também não tenho a menor intenção de fazer um blog e ainda amoooooooo a Lalá!!!! Aliás, Lalá, se vc achar algum comentário meu ofensivo a quem quer que seja, pode deletar viu? Não tenho a menor intenção de ofender quem quer que seja, mas dou minha opinião com sinceridade, falo o que penso e lamento se algumas pessoas não toleram saber que no mundo, as pessoas podem ter gostos e opiniões diferentes. Afinal, o que seria do rosa se todos gostassem do azul???… Abraços e um ótimo 2010 pra vc e pra toda a galera aqui do Blog… que os sonhos de todos se realizem da forma mais linda …

  9. Ah Lívia, detalhe: Sou branca sim, mas não sou loira!!! rsrs… Meu cabelinho é castanho claro (ou loiro escuro, como preferir). E, estranho: eu nunca falei aqui que tenho cintura fina…rsrs… No máximo eu disse que sou magra… (Graças a mta dança que pratico né? porque nada é de graça !!!)… vc deve estar me confundindo com alguma outra “Ana Paula”… ué, ué, ué…

  10. Agora essa é para a Lalá: Desejo a vc toda, mas toda a felicidade do mundo em 2010!!! conheci esse ano seu blog, porque passei um bom tempo morando fora e mal tinha tempo de cuidar de mim, quem dirá passear em blogs sobre moda! Mas amei ter voltado, amei o seu blog e amo nosso país e não não quero sair daqui nunca mais! No máximo a passeio, porque aqui é o melhor lugar do mundo!!! Sempre entro no seu twitter também e me divirto muitooooo! Todo sucesso do mundo pra vc! Muito amor, paz, saúde…e tudo de bom que possa existir… Beijos de sua fanzoca!!!

  11. gente como é feio ser desconstrutiva…. ela pode não ser uma nota 10.mas só tem vinte seis anos 226aninhos.e voce ana quantos? só pra informar adorei e vou fazer um com ela pro casamento de minha filha.só não farei se for caro demais. beijos.

  12. Bom dia a todos,

    Gostaria de contratar um estilista que possa me fornecer roupas de meu estilo.
    Gasto em media R$500,00 por mês de roupas e gostaria de pagar um estilista e o mesmo me fornecesse roupas de fabricação própria. Novidades, etc…
    Falando um pouco de meu estilo, eu trabalho em uma empresa de comércio exterior de segunda a sexta dentro de um escritório e nos finais de semanas tenho uma vida normal de festas e eventos (normal) com meus amigos.

    Obrigado pela atenção
    Um bom dia para todos
    Rafael Sales 21 7817-5898
    rafaelsales@brasplanet.com.br

Deixe uma resposta