Aconteceu em Woodstock

Uma camiseta manchada, estampas psicodélicas, um jeans largo, franjas ou uma faixa para o cabelo. Com certeza seu closet está pincelado com peças hippies, seja vintages ou fresquinhas. De qualquer maneira, o espírito da moda foi tocado pelo movimento contracultura que não aconteceu em Woodstock, e sim em Bethel, NY, mas que levou o nome da cidade natal de muitos roqueiros e até hoje sofre suas influências.

O Festival de Woodstock, o maior evento de música de todos os tempos, faz 40 anos. Contou com mais de 500 mil pessoas e marcou a história da música e da cultura jovem. A sua vibe antimoda, sem rótulos ou regras, acabou colocando uma lente de aumento em um estilo que imperou nos anos 70 e segue firme até hoje: o estilo hippie, que nasceu três anos antes no festival Summer Love, em São  Francisco. Foi o momento de maior exposição global, de mostrar a cara do movimento hippie.
 
Afinal, ser contracultura significa também ser antimoda. Sair do “sistema” é abandonar as formas rígidas e padronizadas e optar pelo amplo, confortável, pelo artesanal (o famoso do-it-youself), é expressar você mesmo com liberdade total. Foi aí também que começamos timidamente com a consciência ambiental, no uso de tecidos naturais, sementes etc.

E, como o sistema não perdoa, o estilo virou produto. Vários estilistas de hoje, como Yves Saint Laurent e Marc Jacobs, encararam o neo-hippie e levaram para suas passarelas um pouco de Woodstock. Por aqui, a Cantão é uma das marcas que tem o movimento entranhado em suas coleções.

Produto ou não produto, levar no pensamento as ideias de paz e amor, se vestir sem se preocupar com qualquer regra ou tendência é um exercício tão gostoso que deveria ser uma constante, não é mesmo?

Peace and love!

3 respostas para “Aconteceu em Woodstock”

  1. avivit@ig.com.br::Ana Paula::Eu amo essa moda assim, meio Woodstock. Está certo que não me visto de bicho grilo da cabeça aos pés, mas tenho muitas pecinhas desse estilo guardadas e uso constantemente. Ah sim, adorei o look que aparece no meio na primeira lista de fotos, um estampado de pink e branco… divino!!!

O que você acha? Deixa seu comentário aqui!